sábado, 26 de maio de 2018

Intenções da aula sobre Saúde e Espiritualidade

Fui convidado para dar uma aula sobre Saúde e Espiritualidade ao curso de ciências da saúde da faculdade em que leciono. O evento maior tratava da Saúde das Minorias. Eu tinha um mundo de coisas para falar. Há muito meus estudos se direcionam para tentar construir um discurso que torne academicamente válido as abordagens acerca da espiritualidade. E, uma vez tendo me formado em medicina, unir a profissão com o tema. O que vem se evidenciando uma tarefa inglória. 

Contudo, esforços dos últimos anos estão logrando este êxito, aqui no Brasil isto é pelo menos, de forma mais consistente, há vinte anos. Acesse aqui este link* para ler um livro importante no assunto.

Nesta postagem quero registrar as intenções da aula que dei, o que pode servir também de ramificações para aulas posteriores. Pretendo mesmo disponibilizar um material inteiro em vídeos curtos na minha página do Youtube. Aqui estão:


  • Ao expor as filiações religiosas que se apresentam em minha história de vida logo à introdução quis que soubessem que ninguém fala de lugar nenhum. A boca fala do que o coração está cheio. O coração está cheio daquilo que vivemos. 

  • É verdade que existe um movimento forte no universo anglo-saxão que estuda a temática, tendo Harold Koenig (1951-) como um grande expoente conhecido em nosso meio. Sua abordagem, como o faz aqui no Brasil o professor Alexandre Moreira-Almeida (1974-), tenta conciliar saúde e espiritualidade com pesquisas que utilizam a metodologia científica pragmática, se valendo muitas vezes de ferramentas quantitativas para provar seu ponto. Esse caminho não é o meu, mas importa saber que ele existe.

  • Dividi a aula em três partes que são quase que dialeticamente conectadas. A dialética é um tipo de abordagem que, confrontando o cartesiano, quer devolver a dinâmica do espírito para a ciência. Hegel (1770-1831) foi o principal nome desse movimento. Não tive tempo de mostrar como a minha divisão da abordagem do tema já era, em si, uma abordagem do tema. Saí do "espírito confuso com a matéria", passando pelo "espírito contra a matéria", chegando em "o espírito para além da matéria". Como falei, vou fazer um vídeo para cada um desses pontos esclarecendo melhor. Desde já cabe entender que essa forma de fazer crescer a argumentação flerta com a alquimia, esta ciência que, como se sabe hoje, influenciou sobremaneira o filósofo alemão Friedrich Hegel, e todo o romantismo alemão. 

  • Na parte "o espírito confuso com a matéria", trouxe as vivências e os estudos de um psicólogo que venho estudando intensamente: Juan Alfredo César Müller (1927-1990). Evocando diretamente suas reflexões, estudos e descrevendo algo da sua prática, iniciei, assim, a exposição com o espírito (da questão) confundido com a matéria (do cotidiano). Juan Müller, se fosse médico, eu diria que teria sido o Paracelso moderno. Talvez ele tenha sido mesmo, tanto mais quanto menos era médico, mas um psicólogo que se utilizava de uma medicina desprezada, a homeopatia, logrando o êxito da cura em vários pacientes, segundo testemunho de alguns luminares que com ele conviveram. 

  • Falei logo no início de experiências parapsicológicas e de comunidades alternativas como a de Findhorn para ilustrar o tema caro ao Dr. Juan Müller, a da psicomagia. Com um tema por assim dizer, inteiramente alienígena ao discurso acadêmico atual, mas extremamente presente na prática desse psicólogo acredito ter provocado vertigens na plateia que, pela novidade radical do assunto, deve ter estranhado tantas informações.

  • Na parte "o espírito contra a matéria", é o momento que, sem me desviar do tema da psicomagia, trago o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009) para contra-argumentar o poder universal desta potência humana. Este senhor traz um conjunto de experiências de desmascaramento de xamãs que o levaram a concluir que, já que o xamanismo, por outro laudo, provocava várias curas exitosas, deveria fazê-lo por compartilhamento de uma estrutura simbólica que comunicava o poder terapêutico ao paciente membro da comunidade. Aqui representei a primeira parte da contradição: quando a matéria (científica) se volta contra o espírito (dos xamãs). Contudo, ainda assim, ela aceita a sua eficácia em parte. 

  • A segunda parte da contradição é quando o espírito (das religiões) se volta contra a matéria (a tentativa de materializar o espírito). Essa discussão parte da pergunta "quem cura?". A princípio, é importante frisar que cura é uma categoria que só se pode trabalhar em âmbito metafísico, ou religioso, pois para falar de curar apenas é possível se considerarmos o todo. Assim, nenhuma ciência cartesiana tem a possibilidade de abordar o tema, nem pode prometer tal coisa, haja vista, trabalhar com um método fragmentário e fragmentador por natureza. Vou deixar essa questão em um ponto isolado, pois merece uma explicação à parte. 

  • As respostas para a pergunta levantada no item anterior envolvem dois elementos opostos. Quem cura? [1] Deus (ou o círculo da divindade) ou [2] o homem (ou o círculo dos mortais). As várias religiões ou concepções de mundo se dividem por estas respostas. Senão vejamos: é Deus (judaísmo, islamismo), é o homem (materialismo, psicologismo), é o homem que pode o divino (humanismo), é Deus que se fez homem (cristianismo, hinduísmo), é o círculo divino ou angélico que age pelo homem (as diversas concepções mediúnicas da relação com o sagrado), é Deus que floresce no homem (hermetismo), é o homem que é Deus e não sabe (gnose), é o homem que é Deus e não tem consciência disso (budismo). Porque o fundamento de cada uma dessas concepções são radicalmente diferentes, uma não pode aceitar a veracidade da outra sem se destruir. Quando muito podem assimilar em sua complexidade a possibilidade do fenômeno do outro e suas simbologias, adapatando-as organicamente na própria identidade. Eu não consegui aprofundar este tema na exposição tamanha a complexidade do mesmo, o esgotamento do tempo e o cansaço da plateia. 

  • A última etapa foi "o espírito para além da matéria" ou "o religioso depois da religião", em uma superação dialética. O objetivo era esboçar possibilidades de assimilar o espírito (tudo o que mais ou menos englobamos neste conceito nebuloso de espiritualidade) na matéria (do contexto clínico). Isso implicaria, como acontece no modelo dialético, ultrapassar a contradição da etapa anterior (o espírito contra a matéria) sem desperdiçar a experiência de qualquer um dos polos. Nesta tentativa, duas correntes de pensamento se evidenciam na história da filosofia. A primeira, spinozista, que entende ser a razão humana possível de acessar o todo da questão, em um processo de, no dizer de Spinoza, beatificação da inteligência. A segunda, kantiana, que entende ser a razão humana radicalmente limitada, impossibilitando o acesso ao todo da questão, tornando novamente legítimo a aceitação do mistério entre nossas tentativas de buscar a verdade ou, nesta argumentação presente, a cura. Há coisas que nos são interditadas, apesar de, nem por isso, serem impraticáveis. Outro tema de uma complexidade cujo aprofundamento estava para além do tempo de exposição e do ânimo da plateia. 

  • Por fim, falar da presença inequívoca e ubíqua do tema da espiritualidade no momento em que todo o sentido dado pelas intervenções médicas se esfacela, no surgimento, feito ferida aberta, da vulnerabilidade extrema do ser humano, ou da terminalidade da vida. É o lugar comum do tema. Quando ele aparece mais óbvio por um motivo simples: a morte aponta para a vida exigindo dela o que foi feito para merecer a morte. Merecer aqui em, pelo menos, dois sentidos. O primeiro, relacionado à justiça, por que justamente eu tenho que morrer? O que fiz de errado para merecer a morte? O segundo, relacionado à grandeza, o que fiz de bom para merecer a morte? Em outros termos, de um lado a morte como castigo, de outro, como prêmio. Nenhuma alma humana consegue encarar o fim da vida fora destes extremos. Ou é o desespero ou a esperança. É a convulsão ou a aceitação. O inferno ou o céu, ainda que esses lugares não existam como um topos, que sejam ao menos um topoi, isto é, um ponto de partida argumentativo para se imaginar o desfecho da vida humana, quando a história de cada um chega no topo. Ainda que esses lugares u-tópicos representem o que se passa na consciência de cada um no derradeiro instante. 

Para cada item desse me sinto motivado a fazer um vídeo. Acredito ser um esboço interessante para a introdução do tema Saúde e Espiritualidade. Segue o que imagino ser o programa ideal dos vídeos, correspondendo a cada um dos tópicos anteriores:



 

sexta-feira, 4 de maio de 2018

As três forças da anamnese

Sabiam que o simples exercício da anamnese também envolve as três forças que venho tentando mostrar certa coerência entre elas, quais sejam, a força sexual, a do trabalho e a da morte?

A anamnese é aquela atividade básica da medicina de coletar a história da doença da pessoa que nos procura com o intuito de encontrar uma solução para aquela dor.

Como a força sexual aparece aqui? Temos o costume de fecundar a história das pessoas com a nossa lógica. Uma lógica aprendida em seis anos intensos de estudos. Não devemos esquecer, porém, de deixar nossa razão ser fecundada pela lógica delas.

Fecundação aqui parece um termo metafórico de extrapolação duvidosa, porém ele revela todo o cuidado, responsabilidade e paixão (pathos) necessários em uma relação de partilha que deverá gerar filhos (diagnóstico e terapêutica), que são tanto maior motivo de júbilo quanto mais bem concebido tiverem sido.  

A força do trabalho se mostra no esforço de resgatar e elaborar uma narrativa da doença que ajude a construir um objeto que guie o retorno à saúde. Após concebida a narrativa, ainda se deve dedicar à lapidação, ao estudo meticuloso dela, ao conserto de conexões quebradas ou incoerentes. Se na etapa da força sexual estávamos no âmbito do primeiro encontro, cheios do viço da novidade, na da força do trabalho, caímos no lugar da escultura, da técnica, da ars.  

Por fim, há uma ética que percorre todo o exercício da anamnese, que é uma que apenas aprendemos de fato ao lidar com diálogos em torno da morte: aprender a ouvir mais do que falar como símbolo do estágio final da aceitação do que a vida traz, incluindo seu fim. Essa ética nos devolve a uma humildade de saber que todo esse esforço pode não resultar em cura, mas pelo menos em uma conversa terapêutica diante de alguém que esteve aberto para tentar algo por aquele que sofre. A filosofia dos cuidados paliativos dizem ainda: alguém que está aberto para continuar tentando, de um outro modo. 

É assim que o bom entrevistador passa por estas três zonas sagradas: participar da concepção da história, trabalhar sobre ela, respeitar a cada momento a sua fragilidade. É assim que seis anos de faculdade servem para formar médicos medíocres, e a vida inteira, sábios.

Amadurecendo

O primeiro blog que criei sobre minhas aventuras médicas chamava-se Desmedicina. O sentimento era bem este: desfazer aquela medicina que tentava se construir em mim. Eram as desditas na faculdade enriquecidas por um conjunto de reflexões que endossavam a revolta. 

Desativei-o quando me formei. Entendi que era preciso assumir a máscara da Eumedicina: viver a medicina do cotidiano com o que havia de bom e de ruim. Misturei-me com a atenção primária. Engoli o livro de medicina ambulatorial com um gosto que nunca tive. Eram os pacientes que batiam à porta para os quais teria de dar alguma resposta. 

A residência em medicina de família aprofundou essa medicina do cotidiano em mim. Depois vieram os plantões no grande hospital, o lugar de onde sempre quis fugir, mas que o destino me devolveu ao convívio. As rotinas hospitalares, assimilei-as, e até aprendi com os colegas outros tantos truques que não estão nos livros. O cotidiano, dessa vez, me esmagou. Os sofrimentos que anotava em prontuário, com a morosidade do hospital público e a superposição de doenças ao paciente que não havia entrado tão grave, me desleixaram. Entrei em certo patamar de suficiência. Acreditei ter chegado em um ponto ótimo, pelo menos para as necessidades dos lugares em que estava. 

Surgiu a oportunidade do mestrado em saúde coletiva. Reacenderam, então, os estudos em filosofia, teologia, sociologia e estética. Eram rascunhos, mas era mais do que se costuma ler entre os esculápios modernos. Junto com eles, a crítica política sobre a medicina que praticava. Todavia, agora ela vinha com uma carga de experiência que tornava meu discurso menos ingênuo, um pouco mais compassivo, mas ainda muito ácido. 

O título de mestre me permitiu reingressar em uma faculdade de medicina, agora como professor. Por outro lado, ainda mantinha a prática nas emergências. Um lado ajudava a enriquecer o outro. Como professor de saúde comunitária, meus exemplos sempre foram cheios das vivências do cotidiano. Como médico de emergência e regulação de destinos de pacientes sobressaía-me com falas de filosofia, sociologia, teologia e estética - os rascunhos. Em um contexto ou em outro, tudo isso era uma excentricidade: um professor de saúde comunitária cheio de experiência hospitalar, um clínico de quase-hospital repleto de falas das ciências humanas. Vale ressaltar que no primeiro caso a excentricidade era mais aceita que no segundo, onde me tinham como um maluco beleza. 

Algo que vinha como sombra de todo esse movimento era a fuga de enfrentar os lugares mais desconfortáveis para meu espírito. A objetividade, o protocolo, a disciplina, a memorização de itens não explicados, os imperativos, tudo isso se remetia a uma noção de hierarquia que me era repulsiva.

Até que meus estudos se depararam com a crítica da mentalidade revolucionária: o mundo como jamais funcionou. Devolveram-me o respeito pelas tradições, para as quais já tinha o coração aberto: uma porta para papai, outra para vovó. 

Mesmo as medicinas alternativas que comecei a estudar como elemento adicional de minha personalidade arredia me apontaram que nada se consegue sem objetividade, protocolo, disciplina, memorização de itens não explicados, imperativos. 

Esse movimento último da alma está me conduzindo a retomar os estudos do cotidiano médico oficial ocidental, afastar-me um pouco das ciências humanas. Os discursos sociológicos são intensos, mas as dores das pessoas não se combatem apenas com falas, mas também com elas. Não podemos desprezar o trabalho de todas as medicinas em querer cuidar dos sofredores. 

Depois de muito estudo - que ainda é nada - percebi um ponto em comum nas mais diversas experiências médicas, que de outro modo possuem visões de mundo praticamente inconciliáveis: todas são fundadas em tradições sagradas que acumulam esforços para entregar a melhor resposta para os pacientes que batem à porta. 

Vamos lá! Próximo capítulo: "distúrbios do equilíbrio ácido-básico". (No leitor de pdf ao celular: "Tibetan medicine, a short introduction").   

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Tecer uma narrativa que caiba na realidade

Há alguns mitos gregos que dialogam com a medicina, dos mais óbvios aos menos. O mais, seria o de Apolo, que gerará Esculápio, que será, de algum modo, o ascendente semi-divino de Hipócrates. Esse é o escoamento lendário do poder de cura, desde o absolutamente divino ao humano. O menos, são as Moiras, que fiavam o tecido do destino das pessoas. Estamos estudando, no momento, a anamnese. A entrevista médica tem algo da costura divina, a partir de uma perspectiva humana. 

Que é a realidade para nós senão um conjunto de significados que nos são óbvios desde infância? Nascemos já dentro de um tecido linguístico que nos acolhe desde nossa ingenuidade crítica. Vamos aprendendo quem é nossa família e o que são os objetos que se nos avizinham. Vão nos dizendo o que são nossos sentimentos e as vontades que nos motivam, como a de fazer cocô. Coisas óbvias e cotidianas. 

Um belo dia, alguma coisa da razão individual se desperta e estranhamos a realidade. Ela não parece óbvia. Tanto mais é assim quanto mais somos acordados pela dor contínua, insistente, torturante. Os conceitos que nos foram dados não são suficientes para sanar o estranhamento provocado pela dor. "O que é essa pontada que maltrata meu peito? Nunca senti isso por tanto tempo. E agora vem com essa febre. Quando vai parar? E por que com calafrios?". 

Do lado divino, o das Moiras, é uma história que se fia desde o alto, acima da vida humana, superior aos construtos racionais que deixava nossa vida coerente. Toda nossa vida é fiar um manto, a partir de nossa perspectiva mortal, que cubra o mais perfeitamente possível o que nos foi dado pelo destino. A perda radical da coerência gera o desespero.  Do lado humano, o dos médicos, tenta-se fazer surgir da pessoa em desespero uma tessitura que revele qualquer forma possível com que se possa trabalhar e novamente devolver ao indivíduo o poder de retomar a coerência de sua existência. O caminho de retorno à coerência se dá na esperança. 

Na escola platônica, a arte da anamnese consistia em fazer relembrar a forma do manto das Moiras, que, supunha-se, a alma teria entrevisto antes de cair no mundo sensível. Estou lhes dizendo que, em um mundo onde se acredita numa verdade acima do humano, haveria como ou relembrá-la ou tentar imitá-la diuturnamente através de construtos racionais que nos fizessem devolver a razão de ser das coisas que nos afetam. O segundo caminho é o mais aceito em diálogo com as ciências humanas hoje em dia, isto é, a reconstrução de narrativas que tornem a vida coerente e suportável. 

Toda a técnica que vocês utilizaram para apresentar o caso para nós foi um exercício mitológico de tessitura de narrativas que nos devolvesse (a nós e aos pacientes) a coerência da vida para seguir lutando por ela. A clínica médica diária se apoia nessas narrativas, tentando fazê-las cada vez mais verossímeis através das relações com os achados patológicos evidentes no próprio corpo humano ou no corpo social. 

Duas conclusões de tudo isso que expus: 
  1. A realidade que nos circunda, tanto mais a da dor, é sempre superior a qualquer narrativa que possamos engendrar. Não raro ela nos esmaga, nos deixa perplexos diante do incognoscível. Não é de se admirar recorrermos à fé, cuja narrativa provém de um discurso revelado, pretensamente, advindo do Deus ou dos deuses. É como se as Moiras rasgassem um pouco do destino e deixassem-no entre nós.
  2. A força do exercício de narrar a vida em um todo coerente é tamanha que se poderia afirmar que uma fratura só não é curada pela fala porque ainda não se encontrou as palavras certas para a coligir.   

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Como Tântalo

Ontem estive à missa, e minha eventual participação junto à esposa que vinha sendo sincera não aconteceu. Fiquei olhando o Ressuscitado com dúvida. Não de que ele não tenha ressuscitado ou que ele não tenha todo o poder que dizem ter, mas de porque não vejo esse poder cotidianamente. Já que ele rasgou o véu do templo, e até cadáveres perambularam pelas ruas daquele dia esquisito da crucificação, a partir da constatação do corpo ausente dentro da gruta com a pedra rolada, o mundo das experiências imediatas deveria ter se tornado radicalmente outro. Uma avalanche de milagres deveria ter invadido as horas do café-da-manhã à ceia. Não foi isso o que aconteceu. 



***


Tenho algumas pessoas amadas sofrendo ao redor. Parkinson, depressões, ansiedade, transtorno de personalidade, transtorno bipolar. Os últimos esforços intelectuais que venho tendo me fazem enveredar nas medicinas alternativas. Encontrei nelas a possibilidade de enxergar onde o poder terapêutico (milagroso!) de Jesus se escondeu. Porque fala-se em esconderijo, deparei-me com as mais diversas noções de esoterismo ou ocultismo cristão, das quais já partilhava algum conhecimento por vir de berço espírita. Entre estas noções estão as de vários corpos sutis, para além do corpo físico palpável, que nos revestem. São eles passíveis de serem afetados por uma miríade de forças sutis que nos rodeiam, cuja sensação não é a de toque, mas que não deixa de ser menos real. Para conseguir captar essa realidade oculta é preciso desenvolver o olhar, preparar o espírito, estar aberto. É um tipo de ciência que exige a obediência da consciência ao invés da crítica, a disciplina para com os mestres ao invés do enfrentamento desafiador. É um outro reino - dir-se-ia paradigma - este das sutilezas.

A medicina que mais me cativou nesses pontos foi a homeopatia. Para o seu exercício é preciso abraçar todas essas crenças das sutilezas, muito embora ela flerte com o comportamento reativo das ciências normais, tendo surgido através de experimentações em seres humanos, anotando todos os resultados (auto)tangíveis. Desde que nasceu, nunca deixou de ser atacada pela medicina oficial, bem como nunca deixou de contra-atacar. Hahnemann, seu fundador, levantava discussões calorosas e tecia insultos explícitos contra o que denominou de alopatia, a prática médica violenta da utilização dos princípios contrários para lidar com as doenças (anti-inflamatório, anti-histamínico, anti-espasmódico, anti-biótico). Além do que, li testemunhos exitosos na literatura de profissionais de experiência e cultura vastas.

Após dois anos de estudos, ainda não tão profundos, vinha me apropriando das aproximações homeopáticas para o tratamento das doenças. Aventurei-me a dar alguns preparados para duas pessoas do meu círculo. Não funcionaram. Um deles possuía um sofrimento congênito, o outro uma devastação de alma. Culpei minha ignorância e não a homeopatia. Um filho se submeteu à outro preparado, e mais outro. Não funcionou a contento. Culpei o profissional. Todavia, há duas semanas tive uma sinusite clássica associada à uma crise asmática insistente. Falei com a melhor homeopata que já me atendeu, na qual via a excelência de toda a abordagem anamnésica e do raciocínio. A minha era uma crise clássica e aguda. Não acredito que houvesse tantas camadas de doenças assim para dificultar o resultado do tratamento, como às vezes o há em casos crônicos, precisando dissolver o que Hahnemann deu para chamar de miasmas antes de chegar ao núcleo da doença. Não deu certo. Fiquei ainda esperando os efeitos positivos da exoneração do mal, da superficialização dos humores malsãos por dois dias. Descrevi o quadro para minha esposa para ver se ela me ajudava a enxergar se havia algum sinal de melhora. Ela me fez entender que não havia. Era um momento muito especial para mim, por mil motivos. Estava com ventos excelentes nestes meses para me dedicar de vez à homeopatia. Esta ineficácia me foi de uma frustração sem igual.

Olhei ontem o crucificado e todo aquele povo a cultuá-lo. Jovens dedicados ao ministério da música, alegres, entoando cantos, animando os fiéis. O padre, a cada novo pensamento, crescia a voz exultando a páscoa do homem-Deus de Nazaré. Os corpos das pessoas não eram perfeitos. Enxergava mil deformidades por todos os lados. As almas, pelo menos três naquela igreja, eu as via quebradas, a minha e a de mais dois conhecidos. Um jovem à minha frente desviava sua atenção para o celular. Uma criança levantava as mãos imitando a multidão. A secreção do meu nariz diminuía à base do que as medicina alternativas tentam evitar: antibiótico e corticóide. Não são medicamentos sutis. Eles matam muita coisa dentro da gente para poder nos curar. E essa morte secundária por vezes acaba gerando outras doenças. É a denúncia que mais vem crescendo contra a medicina oficial nos últimos anos, pelo menos desde Ivan Illitch contra a iatrogenia.

Não é tanto a derrota para comigo que me infelicita, mas escorrer pelas mãos as possibilidades de tratamento dos sofrimentos das pessoas queridas que se me avizinham. Parkinson, depressões, ansiedade, transtorno de personalidade, transtorno bipolar. Medicamentos se acumulam limitados no efeito, induzindo tolerância, como se o mal estivesse apenas contido, a muito custo. Efeitos colaterais se assomam. 



***


Olho novamente para o Crucificado. Seu rosto ensanguentado mira o chão. Sua cora de espinhos, seu manto cobrindo as partes íntimas, seu corpo cadavérico. O poder dele trouxe vida a tantas pessoas e não conseguiu se salvar - até o dia da pedra rolada. Será se todo o teatro dos milagres era para chamar a atenção para o dia da ressurreição? Será se o poder de cura que ele tinha não é passível de ser apreendido por uma técnica conquistada pelos humanos? Será se o caminho de todo homem é suportar o calvário até a própria cruz, sendo o milagre diário o suportar a vida de deformidades até o acolhimento supremo nos braços do Pai? O milagre da igreja é manter as pessoas na fé, apesar de toda a incoerência e todo o ódio do mundo. 


Há uma razão quase matemática na medicina oficial, pelo menos é onde ela se esforça em se fundamentar. Mas, toda a matemática do mundo não chega perto da promessa de salvação anunciada pela cruz, revelada no túmulo vazio, nas vestes vazias deitadas ao chão. Será essa a nossa sina? Tentarmos sobreviver com os recursos parcos da razão humana, que nos permite rastejar entre dias melhores e dias sombrios até o juízo final? Tarefas menores do dia-a-dia vão dando sentidos menores para a vida. Uma ansiedade de vez em quando paralisa. Rezar para que não dure muito. Esperar que a liberdade final se concretize, um dia.

Desabafos de uma mente inquieta. Não vou parar de buscar. A ignorância dos meios sempre é uma desculpa sensata para continuar a busca. Não quereria o Cordeiro que apenas nos entregássemos sem tantas reservas, sem tentar ser deuses como ele? Se assim o for, o mundo está bem errado. Não faz sentido. Essa dicotomia esgarça o espírito e deixa mais ansiedade do que consolo. Continuar pois, como Tântalo, para quem a sede era tudo.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Exercício ao primeiro semestre de medicina

O coordenador do primeiro semestre, para amenizar o peso da avaliação final escrita, para a qual quase todos os esforços dos alunos eram direcionados, decidiu convidar os professores para fazerem mini-testes ao final de cada aula que proferirem. Isso provocaria o estudo prévio de cada aluno para não ter a famosa maratona pré-prova. 

Como meu assunto, "Família: aspectos históricos e implicações na prática clínica", aborda temas que geram muito autoconhecimento, decidir não fazer um mini-teste, mas propor uma redação que estimulasse a pessoa a se reconhecer em que momento ela está na construção de sua personalidade. Este foi o mote:

"Trace uma linha imaginária entre o ser-menino ou ser-menina e o ser-homem ou ser-mulher, em que lugar você está? Comente."

 Exigência 1: Tem que ser NO MÍNIMO em uma página de Word ou  Google Docs. Por quê? Quero que falem de si, entrem no lugar existencial onde se encontram e tentem se entender, se localizar, se situar nesta vida. Quero que respirem fundo, desconectem-se da obviedade cotidiana, olhem para baixo e evidenciem o que aquele que sou é hoje. 

Alguns me mandaram apenas um parágrafo dizendo o óbvio: estou no meio desta linha. Nem sou um extremo, nem outro. Como se eu estivesse em busca de uma resposta certa, gabaritada.

Exigência 2: Prazo final é o dia 15 de maio. Isso faz 2 (dois) meses de liberdade de pensamento e escrita para essa aventura que propus. Fora desse dia, não aceitarei mais nenhuma escrita e a nota será o símbolo que nos dá a ideia do vazio. 

Bônus 1: Eu darei um retorno. 

Em vez de um teste que aborda apenas aspectos de memorização ou interpretação de texto, em movimentos de alma heterodirigidos, eu proponho um movimento de alma autodirigido. É uma expansão de consciência, um sair de si para voltar a si com mais lucidez. Claro que isso não é um movimento que pretende esgotar essa investigação, mas colocando isso logo no primeiro semestre da faculdade quero instigar a abertura de um processo que não cesse jamais. 

Como será a avaliação? Quem entregar e dialogar comigo, ganha. 


P.S.: Sinto que estão perdidos. Não é de se admirar pela natureza do desafio.  


sábado, 24 de março de 2018

Lidando com a vulnerabilidade

"Tel qu’en lui-même enfin l’éternité le change." 
(Mallarmé à Edgar Poe)

Neste pouco tempo em que estivemos conhecendo um grande centro de tratamento de pessoas portadoras de câncer, algumas cenas me chamaram a atenção. 

Primeiro, a presença de símbolos sagrados pelos lugares: a santíssima mãe da tradição católica em vários pontos, particularmente uma grande no centro do prédio, um quadro da santa seia no lugar onde se consomem as refeições junto ao abrigo filantrópico. Segundo, um culto religioso em alto e bom som no quarto andar do hospital. Terceiro, a discussão exegética entre dois rapazotes acerca da verdade da Palavra. 

Uma acadêmica traz uma história de sofrimento de certa idosa, e no meio fala que "porque ela tem fé, parece não temer a doença".  Outra traz novo relato em que o paciente refere ter entendido ser aquele agravo um castigo divino, por isso retornará para a igreja, da qual estava afastado, no lugar de cujas reuniões antes ia beber e se divertir com amigos mundanos.

Uma concepção antiga de psicologia, mas ainda vigente no imaginário de muitos psicólogos é que a religião é um enfrentamento inefetivo dos problemas, um retrocesso infantil em busca de colo na figura simbólica dos pais. Tolice!

Alguns comportamentos no âmbito religioso são menos efetivos que outros no caminho necessário do ser humano para a transcendência. Mas, a busca pela transcendência é o destino humano. Mesmo Sartre ou Marx não escaparam dessa nota. Sartre com seu homem devir. Marx com o devir de uma comunidade, enfim, justa, segundo os moldes apriorísticos que defendeu.

O ser humano, desde que nasce, é este projétil apontado para o infinito. A morte, para alguns, fecha o ciclo, para outros, inaugura-nos na eternidade. De todo modo, ela encerra o que melhor pudera ter acontecido na aventura de viver de alguém. 

É imperioso que saiamos dos condicionamentos biológicos que nos prendem às necessidades mais básicas - ditas baixas - em busca das altas possibilidades do espírito: o intelecto, a arte, a política, a religião. Claro que em todo lugar encontraremos análogos simbólicos das estruturas que foram o berço da nossa concepção de mundo. Dessa forma, sempre haverá um pai ou uma mãe que nos acolhe e nos impulsiona nos diferentes setores da vida que vamos galgando. A diferença é que, se formos bem sucedidos nessa caminhada, cada conquista nos eleva, nos torna maiores, ampliados, e senhores de nós mesmos em certo campo, nascendo para outros. O fim de tudo isso é o cosmos, diziam os gregos, é Deus, para os cristãos. Isto é, metas inatingíveis que nem por isso devamos nos eximir de as mirar.

Participar de cultos, espalhar imagens que remetam a arquétipos memoráveis, submeter-se a ritos, ler e discutir palavras de sabedoria que acumulam mais vida e voz do que nossas mirradas existências sonharão em ter não é infantilização, mas exercício de preparação para adequar-me ao eterno, sem que ele, antes do último suspiro, me esmague sem consolo. 

- "Nele mesmo, enfim, a eternidade o transforma."

sexta-feira, 9 de março de 2018

Sala de situação de neoplasias: pessoas que recebi na sala

Sei o quanto é importante ter números sobre as doenças que começamos a estudar na medicina. Dão uma ideia da situação daquele agravo na população. Permite-nos ter uma visão do impacto populacional, na economia, o peso para o setor saúde, etc. Todavia, queria falar de pessoas. 

Sabe quando você olha para uma luz forte e ela fere sua retina, de tal forma que quando fecha a pálpebra lhe vem aquela mancha luminosa? Alguns pacientes que tive sob meus cuidados e pessoas em minha proximidade foram assim. 

Havia um senhor de cinquenta anos com neoplasia de estômago. O tumor havia crescido, dificultando a passagem de alimentos sólidos. Chegou à enfermaria já em uso de sonda nasogástrica. Eu era interno no hospital geral que o recebeu. Era a primeira vez que acompanhava alguém jovem e independente usando sonda de rotina, mesmo fora da internação. Quando fui colher sua história, passou-me um papel com uma letra de forma perfeita. Havia organizado sintoma por sintoma em torno de uma cronologia precisa de seus aparecimentos. Com uma voz rouca e um jeito que buscava esconder o incômodo da sonda, como que parecendo um príncipe ferido, pediu para que eu ficasse com o papel, a fim de ajudar a ciência. Ele sabia que a ciência não o ajudaria a tempo. Seria para as futuras gerações. Guardei aquele papel com zelo em uma caixinha na cabeceira da cama até eu mudar de casa e algumas coisas se perderem na mudança. 

Menino que era à faculdade, quase não tive a experiência de ter seios femininos nas mãos. A vivência da palpação da mama me era quase sagrada. Sabia que a exposição que a paciente me oferecia era uma concessão frágil, doída, tímida a mais não poder. O professor vigiando minha mão promovendo aquela palpação me fazia suar ainda mais. Um nódulo, então, me parou: duro, irregular, aderido a planos profundos. O mamilo não expressava nada. Explicamos que teríamos de investigar. Era provável ser um câncer. A pessoa chorou assustada. Senti que o professor se compadecia, mas não tinha palavras, ditava o que eu devia pôr no prontuário. Queria ter alguma palavra para dizer, mas precisava dar vazão ao ditado. Finda a consulta, lágrimas secas, a mulher sai levando os papéis necessários para a investigação.

Os cânceres de pele, de vez em quando apareciam com uma devastação local, principalmente em face, mas raramente metástase. A não ser o melanoma, cujo protocolo de mutilação da pele o residente fazia questão de explicar quantos centímetros eram necessários retirar a fim de ter margem livre de doença, e investigar linfonodos para estimar seguramente o prognóstico. O melanoma merecia explicação. 

Nos elevadores do prédio em que mamãe mora há mais de vinte anos, acabávamos conhecendo a silhueta da vizinhança. Na década que morei lá, vi casais se formarem e se desfazerem, mulheres surgirem grávidas pela porta, filhos novos vindo da maternidade, idosos deixando de entrar. Um dos casais que vi se desfazer, tomei conhecimento fora do elevador. Ela chorava desesperadamente a morte do marido. No flanerógrafo, um papel convidava para o velório e à missa. Um câncer de próstata agressivo consumira o homem em um ano, pelo o que meus olhos puderam calcular. Tinha um pouco mais de cinquenta. Seus filhos ainda eram adolescentes.  

O câncer colorretal me chegou mais nos ambulatórios da atenção primária. Não em sua crueza e evidência, mas na necessidade de eu propor, praticamente impondo, colonoscopias para sexagenários com anemia e constipação, ou sangue visível nas fezes. Meu pecado dos primeiros anos de formado: nunca consegui dizer para eles, olho no olho. A maioria chegava calado e acompanhado ao consultório, deixava o parente cuidador falar. Nessa circunstância, pedia um tempo com a família e revelava a suspeita, tanto mais quanto mais estigmas de doença ativa o idoso apresentasse, como por exemplo a consumpção.

- Se estivéssemos em país desenvolvido, dizia eu, haveria um programa de rastreamento que proporia uma colonoscopia a cada dez anos, a partir dos cinquenta. Não teria chegado a ter sintoma, e o que fosse identificado teria sido retirado com alta probabilidade de cura. É melhor pedirmos. É um exame chato, mas necessário. - a parente entendia e agilizava.     


***

Eu tinha cerca de dezoito anos quando vovó chegou na nossa casa para ficar. Ela ignorava que não iria mais voltar para a casa dela, para a cidade dela. O câncer já tinha invadido os dois pulmões. Era irressecável, disse o cirurgião torácico para o papai e para ele somente. Por um medo que o câncer se espalhasse ainda mais rápido com a revelação, decidiram não falar nada à vovó. 

Uma tosse persistente e seca martelava a casa. Pálida, andava cansada da cama para a rede, para a outra cama, para a primeira cama, e de novo, até não ter mais forças para andar ou sequer falar. Não lembro quantos meses foram, mas foi rápido. 

Meu irmão mais velho, que praticamente foi criado por ela, certa noite chegou bêbado em casa. Era a tristeza de vê-la daquele jeito e a falta de horizonte. Ela quis sair da rede e não pôde. Ele tentou carregá-la nos braços e faliu. Foi chorar no meu quarto. Não sabia o que dizer. Toquei em seu ombro como tentando partilhar da falência. 

Papai havia contratado uma técnica de enfermagem. Fez os cuidados paliativos todos em casa. Soro, morfina oral, injetável. À época não se falava em adesivos. 

Um dia cheguei do colégio, e vovó roncava. Não era um ronco normal. Eram os estertores do final da vida. A hipóxia extrema ou talvez uma metástase no cérebro a fez perder a consciência e o controle da língua. A flacidez dos músculos da entrada das vias aéreas misturada com a saliva provocavam aquele som. Mesmo inconsciente, esperou meu irmão - seu neto-filho - chegar para partir. Papai anunicou a proximidade do desenlace. Mamãe, conforme o costume do interior do Nordeste, foi pegar uma vela e a segurou na mão dela. Que os caminhos fossem iluminados! 

Choramos, choramos, choramos...

As férias, a liberdade, a casa grande, a cidade pequena, a bicicleta, os cachorrinhos, os primos, as tias, a tapioca, a bruaca, o baião, a carne-de-sol, a paçoca artesanal, o riso farto, o jeito doce, os olhos verdes, o cabelo cinza, os vestidos floridos, a cadeira de balanço, os bordados, a máquina de costura enferrujada, a bíblia aberta, o terço rodando na mão...

Nunca fumou na vida. Quando muito, inalava uma vez ao dia a fumaça de seu fogão à lenha. Carregando ela comigo, numa visita de pneumologia, perguntei ao professor sobre a influência de fogão à lenha como fator de risco para câncer de pulmão. 

- Não. Para doença pulmonar obstrutiva crônica li um estudo, mas para câncer, não. 

Vovó não estava nos números.

terça-feira, 6 de março de 2018

Caminhos novos e sinalizados

Urge registrar, antes que me esqueça, antes que eu seja esquecido. Estas linhas são para aqueles que quiserem seguir um caminho como este que direi, ou para mim, quando voltar daqui há um século, caso ainda brilhe o olho ao ler sobre estes caminhos. 

Depois de batalhas cruéis contra a medicina oficial, venho encontrando autores que conduzem para um pensamento mais inteiro do ser humano. São eles Paracelso, Gerard Encausse (Papus), René Guenon (dissidente de Papus), Juan Alfredo Cesar Müller. Revelam-me:

  • Paracelso: a possibilidade de uma medicina vitalista e analógica, alquímica, espiritualista e teúrgica. 
  • Gerard Encausse: a necessidade de adicionar a visão sobre os múltiplos corpos sutis do ser humano, uma incipiente, mas urgente abordagem da fisiologia do espírito (ou perispírito, como queremos, os espíritas), a necessidade de resgatar os conhecimentos esotéricos do ocidente, ainda que toscamente, haja vista, astrologia, artes divinatórias, cabala. 
  • René Guenon (meu amigo-inimigo, já que abomina o espiritismo): o respeito pela tradição das grandes culturas, particularmente a hindu, a chinesa e a islâmica, em diálogo com o cristianismo, nosso tudo. Suas críticas ácidas contra o cientificismo, na sua pretensão totalitária. 
  • Juan Müller: psicólogo szondiano argentino, utilizador de homeopatia e astrologia na clínica diária. Vários relatos de contemporâneos apontaram seus êxitos em cura. O livro "Alquimia Moderna" traz descrições de casos que provam estes êxitos. Sua forma complexa de ver a realidade é a materialização de tudo que venho estudando - epistemologia, psicologia, homeopatia - o que me induziu a ter renovada paixão pela homeopatia, um desejo voraz pela astrologia e uma vontade de aprofundar os estudos dialógicos entre medicina e psicologia. 

 Alguns agravos de saúde me assustaram nesse último ano, induzindo-me à aceleração dos estudos destes temas. Os esforços não prestam culto à higiene do sono, e por estes dias pouco respeitam até mesmo o imperativo de repouso. Acabará acontecendo como Allan Kardec que, instado pelos Espíritos guias a alentecer o passo, desobedeceu, agilizando o degaste corpóreo, porém deixando legado incomensurável para a humanidade.

Não pretendo atingir as alturas de Kardec. Já me bastou muito tê-lo como mestre. Felicitar-me-ei, tão somente, em não perder mais uma encarnação, estando perdido no caminho das ciências. 

Pela exiguidade do tempo que me ameaça, quero minimamente deixar alguma viela pavimentada e sinalizada a fim de minha próxima personalidade reencarnante saber como continuar. 

Ah! Claro que os doutos riem de mim. Nenhum é meu amigo ou paga a alimentação de minha família. Sem açúcar e sem afeto, pouco me importam suas críticas. 

Meu currículo oficial não cresce. As revistas científicas destes tempos são guetos de reprodução de mesmices. Raramente há uma explosão. As redes sociais, impulsionadas pelos recursos da informática, servem mais para nos conectar com os pares e divulgar nossas ideias. É assim que, em breve, estarei fundando um grupo de estudos de medicina esotérica com três colegas cujo gabarito excedem o meu. Não me admiro, nestes tempos aquarianos, que o grupo cresça e se mova a tal ponto de deixar qualquer risco na história que, mais robustos que estas linhas, me ajudem a chamar a atenção quando o exercício do esquecimento das vidas passadas tiver turvado meus olhos além.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Assuntos segredados

Enviamos os alunos para o que seria sua primeira atividade de coleta de anamnese com pessoas reais, não em consultas simuladas. A anamnese tinha um propósito bem específico que era identificar os riscos a que estavam expostos os vários trabalhadores do campus. Dessa forma, afastava-se um pouco da anamnese habitual, de quando começamos a aprender esta arte, que visa a decifrar um enigma resgatando os passos da doença na fala da pessoa. Esta aqui já sabe o espectro de doenças e os riscos inerentes a cadeia de produção das mais diversas profissões.

Quando retornamos à sala para expor as histórias e comentá-las, alguns falaram sobre a dificuldade da abordagem de certos trabalhadores. Alguns não queriam parar o trabalho ou, pelo menos, não ser visto com o trabalho parado. Outros pareciam esconder os pormenores dos riscos já que estavam do lado do seu empregador. E os empregadores entrevistados pareciam sempre amenizar os próprios riscos, uma vez que é da natureza do empreendedorismo assumir os riscos na carne e seguir adiante, com a faca no dente.

Aqui encontrei outro tema que conecta as três zonas da medicina que abordamos neste semestre: a vontade de esconder.

Na saúde do trabalhador, esse segredo é historicamente guardado pelo medo da perda do emprego, no caso do empregado, ou pelo recalque do que se joga empreendedor no mercado. São as falas que buscam escamotear os riscos. 


Ao contrário da imagem do sindicalista que sempre está com um megafone na boca e a exaltação nos gestos em indignação contra o que chama, pela categoria filosófica que assumiu, opressores burgueses, a maior parte dos trabalhadores fazem parte da massa que tem um senso de dever no peito a ser cumprido a qualquer custo. Aliás, é a imagem desse trabalhador, e não a do preguiçoso, que foi idolatrada na doutrina de Marx. E, se por força das pressões sociais, houve as revoltas proletárias, quando a maré social está mansa, e a economia cresce, o que se vê é, de fato, as virtudes de esforço e dever no coração dos construtores da sociedade. Quem nutre estas virtudes não quer se entregar às reclamações, particularmente alimentados pelo discurso sapiencial da bíblia que colore a ritualística domingueira. São cinco dias de trabalho, dois para gastar conosco e com os nossos, e uma hora para sagrar à Deus. Essa é a semana ritualística da maior parte dos trabalhadores. Não gastar tempo reclamando é um provérbio.

Quando o assunto toca as neoplasias, encontramos as pessoas que querem não bem esconder os riscos, mas sim a doença em si. Como que, por um encanto, não falar a fizesse inexistente. Novamente recorro ao simbólico-religioso em nós: se o mundo foi feito em um Fiat Lux, se o Verbo inicial se fez carne e fundou nossa civilização ocidental em vários aspectos, se ainda em toda missa o hoc est corpus do padre transforma pão em carne sagrada, bem que o calar poderia fazer as vezes de não provocar nada na matéria. Assim, o segredo na fala muitas vezes alimenta uma doença que, do contrário, teria sido diagnosticada a tempo para ser extirpada.

Por fim, nossa última etapa é entrar nos assuntos do sexo. Heráclito, o grego da realidade cambiante, dizia que não se pode olhar de frente nem o sol, nem a morte. André Comte-Sponville, o filósofo místico-materialista, acrescenta: nem o sexo. 


Percebemos, quando vamos aprendendo a coletar histórias de sofrimento, que o sexo é campo minado. Ninguém fala das experiências sexuais com termos inocentes. Ou se tem metáfora para despistá-lo, ou lascívia para saboreá-lo, ou ainda ciência para esconder sua selvageria. Os lugares do sexo em nosso corpo são cobertos, nos chamados povos civilizados, duas vezes. Há uma riqueza de terminações nervosas em lugares especiais que, quando tocados, não é dor, nem calor, nem frio, nem pressão que se sente, mas prazer. Desde tempos imemoriais praticamo-lo na intimidade. Até mesmo os lugares do sexo parecem ter duplo véu. O médico que fala abertamente de sexo com  seus paciente é porque já está senhor da situação, especialista que é. Todos os outros vão por arrodeios. E ainda os especialistas não atravessaram o véu por inteiro. A naturalidade, que não raro vem com a jocosidade, permite falar sobre sexo, mas não do sexo. Elevamos o assunto a uma superfície em que o ato é comentado quase como sem autoria, a fim de que qualquer pecado que o assunto deixe transparecer tenha vida própria sem qualquer sujeito para ser punido ou julgado. Quão difícil é, desse jeito, promover a almejada quebra da corrente de transmissão quando nos deparamos com um paciente-índice de uma infecção venérea.

São assim, trabalho, câncer e sexo, três zonas que, por motivos próprios, preferem não falar de si, e o quanto isso aprofunda ainda mais o processo de adoecimento é o que constatamos. 

O rito que conduzo à faculdade de medicina

Os alunos da faculdade em que me formei médico criaram para mim um ritual. E quando falo em ritual, quero dizer com todo a força religiosa dele, ou quase.

Ritual é um gesto solene que é repetido por um profitente, acompanhado por seguidores, com uma ciclicidade que obedece certa lógica com o tempo astrológico. O gesto que se repete tem a ver com uma ação fundadora de um cosmos, inaugurado por um ser que assim sacralizamos (ou o reconhecemos como sagrado). O sagrado tem a ver com sacrifício, não porque o matamos, mas porque o elevamos ao patamar da eternidade (ou o reconhecemos como filho dela). Quis quase toda a história da humanidade que isso se desse com a morte do ser. Mas, no fundo, a morte não é necessária se não em termos simbólicos. Sempre é preciso que o ser que fundou o gesto primordial morra para o efêmero e renasça para o eterno. Aquele que fica responsável por reinaugurar o gesto a cada geração, por estar mexendo com o sagrado, é dito sacerdote. Assim é, por exemplo, a santa ceia de Cristo que antecede sua crucificação e até mesmo culmina nela. A morte de Cristo ilumina a ceia que a antecedeu tornando-a santa. Desde então, cristãos do mundo inteiro revivem a partilha do pão e do vinho semanalmente e, em um dia do ano, entram em um jejum simbólico de quarenta dias a fim de assimilar no espírito a mística partilha do corpo de Cristo dilacerado na cruz, vertendo seu sangue para cobrir a humanidade de seus pecados.

Esse ritual era o mais forte que tínhamos na civilização ocidental. Hoje está esvaziado de seu poder pela descrença nas realidades metafísicas que se instaurou na população em geral. O laboratório da ciência se tornou o altar em que as hipóteses se transubstanciam em verdade, aguardadas sequiosamente por um séquito de acadêmicos que se curvam em frente das evidências - que morrem a cada cinco anos, e cada vez em menos tempo. A mídia e as redes sociais, para grande parcela da população, se tornaram, de outro modo, o altar em que os boatos se transubstanciam em fatos, devoradas voluptuosamente pelos participantes dos ritos de assistir e postar - que morrem tão logo são postados. Quer dizer, outras metafísicas canibalizaram o ritual de Cristo, sem o devido sucesso de apaziguar os ânimos e melhorar as pessoas que este teve durante quase dois milênios.

Falava, então, do ritual que os meninos e meninas da faculdade de medicina fazem eu viver, re-viver, construir e re-construir quase todos os semestres, quando os recém-ingressos vivenciam a primeira semana de recepção.

O ritual consiste em eu narrar a minha história de derrota na faculdade durante quarenta minutos. O discurso é ponteado de graças, e vai mostrando o quanto eu, este médico relativamente bem-sucedido de uma década de profissão, sou igual a eles. Vou descrevendo o mesmo padrão de vontade de primeiros lugares, passando pelos mesmos professores de cursinho, com a mesma felicidade alardeada ao mundo, amparada calorosamente pelos pais. Depois vou falando de cada cena de frustração na faculdade. Aqui e ali falo de uma grande lição que aprendi e que quero que eles desde já tenham em mente. De todas elas, a principal: amigos. A principal antes da que culmina essa história: a relação entre mim e meu pai.

É quando conto da vontade de libertação, de firmar minha identidade separada da sombra daquele que pareceu ser sempre meu maior modelo. Não foi um modelo ruim, pelo contrário. Mas, era hora de eu ser Eu. Nesse momento, sinto que quase todos estão, enfim, identificados comigo. Já não sou eu quem falo, mas eles que falam em mim. É quando começo a descrever o mal-estar de papai quando falei querer sair da faculdade quase ao final dela. O processo de encontro autêntico com a medicina que enfim gostava de fazer: a medicina de família. O contraditório e dialético processo de querer me libertar do velho e, de certa forma, ter conseguido ao alcançar dizer para ele o quanto eu queria ser eu e não ele pela primeira vez. Todavia, de ter me encontrado, de fato, no campo da medicina onde ele atuou e mais amou. Desisto de desistir da faculdade. O tempo passa um pouco, entro no internato. O inesperado acontece.

Agora, nessa unidade mística entre mim e a plateia, todos nós somos conduzidos a aflição de ver meu pai pálido sobre um sofá na recepção do prédio. Todos nós tomamos meu pai nos braços, levamos ele ao pronto-socorro mais próximo, ultrapassando os sinais vermelhos, entregando seu corpo a uma cadeira de rodas, deixando que os médicos massageiem seu peito, que o coração havia parado. Alguns choram comigo. A maioria está em silêncio extático. Conto como só a partir daí a medicina nasceu em mim, como que ressuscitado aquele homem em meu corpo. No momento em que o enterrava, seus pacientes, da cidade que assistiu, vão contando grandes aventuras em que se embrenhou para os ajudar. A cidade, em peso, o enterrou. O padre vai à casa em que o velávamos fazer a missa de corpo presente, e papai nem católico era.

Eis porque acho que essa história deixa vontade de a ouvir de novo e mais uma vez: é porque refaz o drama de Cristo, o fundador de nossa civilização ocidental. De uma forma singularmente simbólica. Ela segue a mesma estrutura narrativa dos evangelhos. Apresento-me como partícipe de uma linhagem sagrada que me faz parente de todos aqueles que me ouvem. Vou me identificando com os aflitos de toda ordem, aqueles que temem serem devorados por uma via-crucis de recuperações ou reprovações. Apresento a minha morte para meu pai, e logo depois a morte de meu pai para mim, para, então, falar como meu pai ressurgiu em mim, me tornando mais eu do que nunca.

Não é uma blasfêmia esta comparação. Os grandes monges da idade média tinham em mente que a vida autêntica era aquela que imitava a do Cristo. Os grandes místicos entendiam o quanto a vida do Cristo era um oceano em que o caudal de nossa história desaguava. Nascer no opróbrio, ser amado por muitos, enfrentar o deserto, ser içado à cruz, ressuscitar ao terceiro dia. Uma grande vida percorre estes caminhos, muitas vezes percorre amiúde. São vários nascimentos em meios indignos, vários amores, desertos, cruzes e ressurreições. Claro, que um exemplo menor destes não tem o poder de fundar uma civilização, mas ao menos acalmar um pouco a angústia de neófitos corações, deve ter, senão, por que me chamar de novo e mais uma vez? 


sábado, 10 de fevereiro de 2018

Trabalhar-se

Houve uma discussão que ficou pendurada lá quando tentávamos definir trabalho, e ela me é cara, por isso a retomo. 

Trabalho pode ser individual? 

Há um símbolo maçônico, chamado o jovem aprendiz, que mostra o corpo de um homem "preso" em uma pedra bruta. Este homem vai tentando "se libertar" da pedra com martelo e cinzel. Quer dizer, não é bem assim o símbolo...

O que está havendo ali é a autolapidação do homem. Ele era todo pedra bruta. O exercício maçônico de toda uma vida é se trabalhar para se transformar em um homem de verdade, inteiro, honesto, cumpridor do seu dever, do seu ofício, ajudante da comunidade.

Devemos olhar o trabalho por este ângulo, sempre. Trabalho é algo que dignifica o homem. Johann Wolfgang von Goethe, icônico poeta alemão, achava que sem o trabalho não seria possível a maturidade. 

Ele nos dá dinheiro? É bom. Ajuda a pagar as contas? Que bom! Nos permite o lazer? Tanto melhor. Contudo, o que há de maior no trabalho é: nos torna homens e mulheres artífices de nós mesmos e da sociedade. Não ter que ser um peso morto para alguém, mas uma obra de arte dinâmica que ajuda o coletivo a crescer. 

É triste quando as condições sociais não permitem essa realização, quando as taxas de desemprego aumentam e devoram os que tem fome e sede de trabalhar. É triste quando o trabalho é escravo, gerador de inúmeras doenças. 

Contudo, há essa dimensão do trabalho que é sutil, discreta, secreta, alquímica, que é a de transmutar a alma do ferro ao ouro. Epicteto, filósofo estóico, foi escravo, porém assumiu aquilo com tamanha bravura que o seu nome é reverenciado vinte séculos após. Quem era seu dono, já que ele era escravo? Alguém sabe? Quem era o dono dele? Ele mesmo. 




quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Trabalho: fundamentos e adoecimentos

Nosso professor sociólogo Danilo Pinheiro conduziu o pensamento dos alunos na busca da essência do que seria trabalho humano. Algo que pudesse se desprender do que era particular dos momentos históricos e chegar no mínimo denominador de onde poderíamos partir para entendê-lo. 

Das incitações e diálogos restaram estas seis palavras: Coletivo, Energia, Técnica, Conhecimento, Ambiente e Transformação.

O primeiro desafio seria construir uma frase com todas estas palavras que expressasse um juízo sobre o que é o trabalho humano. Vou ousar uma síntese:

- O investimento da própria energia, com o emprego de certo conhecimento, movimentando e sendo movimentado por uma técnica específica em relação ao propósito almejado, influenciado pelo ambiente a fim de transformá-lo. Uma atividade que, por mais individual que pareça, se insere no coletivo do começo ao fim: dele a ação humana se descola, para ele retorna. 

O adoecimento pode perturbar cada dessas partes. E a ideia da saúde do trabalhador é enxergar os fatores de risco originados do próprio trabalho que podem provocar agravos nestes campos. 

  • A energia: os mais diversos transtornos de humor, que causam sintomas negativos como anedonia, isolamento social, hipersonia. 
  • O conhecimento: os transtornos de humor, mas também os que ferem diretamente a forma como inteligimos a realidade, nossa percepção, as psicoses. 
  • A técnica: os transtornos que ferem nossos músculos, debilitam nossas articulações e ossos, o campo de atuação dos reumatologistas e ortopedistas. 
  • O ambiente: como o ambiente pode ser desgastante ou perigoso, provocando posturas e gestos cujo acúmulo ou intensidade abala o equilíbrio deste ou daquele sistema corpóreo. 
  • O coletivo: passamos a pensar mais, aqui, na grande cultura que, em massa, nos leva a formas de trabalhar adoecedoras, o mal-estar e as relações espúrias de trabalho de toda uma civilização. 

Quando me ensinaram sobre saúde do trabalhador à faculdade, lembro-me apenas do ambiente, dos mapas de risco. Mas, depois desta síntese do professor Danilo, todas essas nuances se deram as mãos.

Entendendo a astrologia da vida

Estamos falando todo tempo destas três forças vitais: sexo, trabalho e morte. Sim, morte é uma força vital, veremos porque. 

Na astrologia, dividem-se os signos em três grupos que são as modalidades cardinal, fixo e mutável. Diz-se que são as três energias moventes dos seres: a que gera o impulso inicial, a que mantém e a que faz mudar.

Acho que podemos enxergar, sem grandes prejuízos, sexo, trabalho e morte com este molde. Sexo compreende as forças cardinais, trabalho, as fixas, morte, as mutáveis. Claro que o sexo pode ajudar a manter um relacionamento, e sem paixão, pouca coisa sobrevive. O sexo pode ser destrutivo, também, e como pode! Os românticos sabem disso. Assim como há trabalho para se iniciar algo, e sem a morte do desnecessário é impossível estabilizar um empreendimento. 

Veja que não falei que a morte é o fim. Nas modalidades astrológicas não se fala em fim, mas em mudança. Ora, da nossa visão geocêntrica, de onde a astrologia se originou, que é uma mera questão de perspectiva, mas que, todavia, não deve ser jogada fora, o universo que circunda a Terra não morre. Esteve antes de nós e permanecerá. De tal modo que não há uma energia de morte, mas de mudança. A morte, portanto, pode perfeitamente ser encarada como a necessidade da mudança, do fechamento de ciclos, do término de uma obra, para o início de outra.

Aqui vai mais um contributo para encarar estas três questões dentro de um quadro unitário lógico:

  • Sexo: a força que dá vida aos seres;
  • Trabalho: a força que mantém a vida dos seres, a própria vida em perpétua re-construção;
  • Morte: a força que modela a vida, enriquecendo-a, lapidando-a, embelezando-a, pois. 
 
Essas coisas são cosmicamente bonitas. Só lamento de vocês terem acesso a elas na faculdade apenas visitando lugares que as olham pelo lado doente.

A comunidade arredia

Tivemos hoje grandes insights com a fala do médico do trabalho da empresa que visitamos. Vindo da saúde comunitária, com toda a teoria de vigilância em saúde dela, olha-se para aquele conjunto de relatórios, gráficos e planejamentos em torno da saúde dos funcionários com um desejo que na comunidade fosse também assim. 

Mostra-nos o médico da empresa três grandes calhamaços com gráficos, tabelas, análises dos processos de adoecimento da população que ele assiste. Falo-nos que tudo aquilo provoca ações de prevenção de agravos e promoção da saúde. Pela cultura daquela empresa, que busca deixar prosseguir empregado quem não tenha graves motivos para sair, ele acaba também sendo um médico que acompanha uma longa parte do ciclo de vida do trabalhador. 

Ele tem, ainda, um olhar tanto do todo da empresa como de fatores de risco setorizados, podendo assim particularizar medidas. Conta com algumas equipes ao seu redor para dar vazão às ações que ele achar necessário. 

Trabalho em equipe, mapeamento de riscos, planejamento de ações, visão do coletivo. Ora, isso é a menina dos olhos dos teóricos da atenção primária. Contudo, uma fala era recorrente no discurso desse médicos:

- Aqui, eu tenho controle sobre o cuidado do paciente. Posso pedir retorno e sei que ele vai vir. Na comunidade, eu lanço a demanda, mas o paciente se perde e nunca mais volta. 

A grande diferença entre uma fábrica e uma comunidade comum está exatamente aí: a rebeldia do real. É da natureza de toda profissão da saúde tentar organizar o caos. As pressões desestruturantes que existem ao nosso redor, a vitória delas é que determina o adoecimento e a morte. A vida é um contrafluxo rebelde à terceira lei da termodinâmica. Desde a primeva explosão a ciência entende que o destino é nos desorganizarmos. Esforçamo-nos para prolongar o tempo de isso não acontecer enfim.

A própria mitologia grega nos sugere esse conceito. No princípio era o caos. Houve uma briga entre os deuses. Venceu aquele que organizou tudo e dividiu o cosmos entre cada irmão, cada um cuidando da sua parte o mais divinamente possível. Contudo, a humanidade encarnou a ideia da que rompe o equilíbrio, ameaçando a ordem, qualidade de quem é mortal. Aqueles, diz a sabedoria grega, que se adequam à ordem do universo, descobrem sua imortalidade essencial. 

O que é a comunidade onde atua o médico de família? Nem é o caos, nem é o cosmos. É o caosmos. Quando formos estudar as neoplasias, os mecanismos de proteção que o organismo inventou contra a proliferação desmedida falam um pouco disso. Existe em nós, seres homeostáticos, uma tendência ao caos que chama a atividade de ordenação, e uma atividade de ordenação que provoca caos em algum lugar. Saímos de uma visão estática e linear do biológico para enxergá-lo em complexidade. 

Toquei nesse assunto para dizer que talvez não seja desejável ter a comunidade na mão. Quanto de liberdade deve ser sacrificada a fim de fazer caber nos olhos do médico todos os movimentos possíveis que vão contra a saúde? Valeria a pena sacrificar? Não estaríamos amputando o que faz do humano demasiadamente humano?

Vejo o ofício do médico do trabalho algo da ordem do fogo e da terra - combustão e solidez. O do médico de família, algo da ordem da água e do ar - flexibilidade e leveza. Claro que, como somos todos feitos destes quatro elementos, temos de empregar a energia de todos para o bom trabalho. Todavia, creio na preponderância de alguns em certos lugares. 

Mais na frente, lidaremos com as doenças que ferem a sexualidade humana. Haverá outro lugar em que haja mais fogo ou que nos mostre mais o quanto somos feitos de terra? Haverá outro lugar em que, nós profissionais, devamos ir com mais água nos gestos e mais ar na fala? De outro modo, quanto mais os profissionais da vigilância epidemiológica querem tratar a questão a fogo e terra - cauterizar e conter - mais as pessoas são água e ar, deslizam por entre os mecanismos de contenção, voam para longe, onde podem exercer sua intimidade em paz. 

Algo que os debates metafísicos não conseguiram chegar ao consenso: que felicidade é mais feliz, a determinada pelas leis ou a criada pelo espírito? Pergunta talvez errada. As duas dimensões são as faces irredutíveis da realidade. 


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Carta ao meu amigo hoje interno de medicina

Querido,

Você me desabafa que passa mais tempo com as folhas que com as pessoas. Não foi para isso que passou quatro anos de faculdade, eu sei. De manhã é saber como os internados estão, o resto do dia é preencher prontuários e participar de discussões, ao final é ir informar a conduta médica para os interessados. 

Quando você chegar na saúde comunitária, vai ver que boa parte do nosso tempo é dispensando receitas para os que batem à porta. Quase nunca entrar na comunidade, ainda mais nestes tempos de violência que assombram a cidade. Acabamos passando mais tempo com as folhas que com as pessoas, também. 

Penso, todavia, que devamos enfrentar essa situação de peito aberto. Tenho para mim que a formação médica, custosa que pareça, é porque não tem um objetivo racional ao final, não desta racionalidade moderna que o homem de gênio se gaba. Ela é, sempre foi e nunca deixou de ser, mesmo a contragosto, da ordem da magia.

Em certa comunidade oriental, salvo engano Zen, um dos descendentes veio parar por estas bandas eurocêntricas e teve uma visão da deusa do lugar de origem. Ela era filha do fogo. Esse arrebatamento o fez crer que poderia representar a deusa entre os homens. Voltou para sua comunidade primordial e apresentou suas pretensões. Os sacerdotes do lugar deixaram-no passar noites inteiras nos cantos mais gelados, derramando sobre ele baldes de água. Se ele era realmente protegido da filha do fogo, que provasse! E sobreviveu. Voltou com a fala mansa e ígnea para motivar os transeuntes aflitos dos caminhos por onde passava.

Entende onde quero chegar? Tenho para mim que essa nossa pretensão de querer uma medicina "humanizada", como dizem por aí, deve sofrer a prova da desumanização extrema, da mecanização, da negação do corpo e dos sentimentos. É o que tentam fazer por todos os lados as instituições por onde passamos. Sobreviveremos ou morreremos de frio? 

Com um pouco mais de tempo na estrada que você, se eu sobreviver, sentindo o deus do Encontro enfim tomar o corpo, vou te contar como é essa mística de cuidar das pessoas pelo gesto, pelo olhar, pelo toque terapêutico dos xamãs. Por ora, prescrevo e instilo veneno nas veias, escravizam-me papéis. Algum dia, queira Deus, liberto desse jugo, espalhe mais calma, mais conforto, com menos instrumentos entre mim e o outro. O ápice do encontro!  

Trabalho, morte e sexo na medicina

Ao quarto semestre da faculdade de medicina, nesta faculdade em que agora estou, falamos sobre saúde do trabalhador, abordagem da pessoa em vulnerabilidade extrema (portando neoplasia) e enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis.

Meu esforço como professor desse módulo, entre outros, é entender como estes assuntos dialogam entre si. Não tive contato ainda com os fundadores desta parte do currículo para saber o que tinham em mente. O mistério, de outro modo, me agrada. 

A primeira ideia que tive para estabelecer a unidade do conhecimento na unidade da consciência foi enxergar que esses temas são os que nos arremessam diretamente nas potências da nossa personalidade adulta. Até então estávamos, nós adolescentes antes da faculdade, buscando o amor dos pais e dos amigos, ou ainda buscando se autoafirmar nos grupos de convivência. Agora iremos nos deparar com o círculo do dever (trabalho), do enfrentamento do medo da morte (neoplasia)* e da busca de exercer a consecução de nossos desejos com uma atitude sã, precavendo-se dos arroubos cegos de nossa libido. 

No último encontro quis enxergar essa unidade também na forma como lidamos com esses assuntos na medicina. São lugares em que o exercício do cuidado sobre a saúde humana deve acontecer, de preferência, com um olhar sobre a comunidade, os riscos a que ela está exposta, a prevenção dos agravos que tendem a acontecer. 

Quem é esta comunidade? Semestres passados entramos na comunidade lato sensu, aquela que residia do lado da unidade de saúde. Neste semestre, temos algumas comunidades quase específicas:

1. Aqueles que já podem investir na vida com sua força de trabalho;
2. Aqueles que já podem investir na vida com o exercício de sua sexualidade;
3. Aqueles que estão sujeitos aos riscos de degeneração celular que a vida trás para todos, independente se estão preparados para trabalhar ou fazer sexo.  

Eu disse "quase específico", porque os dois primeiros tópicos abrangem muita gente, e o último arrasta a todos.

A parte chata da medicina para mim, e acho que para os alunos também, é ter que enxergar a vida dessas comunidades através de protocolos, questionários semi-estruturados, normas, abordagens sindrômicas. A parte boa da medicina é ter contato com essas comunidades. Nossa vida se abre, a consciência se amplia, a casa de onde viemos fica tão pequena, o mundo nos acena. 

Desejo olhos de ver e mãos de tocar para todos estes que se iniciam no vasto quarto semestre desta faculdade. Haverá espaço na alma para tantos cenários de vida e dor? Há, quando não é pequena.  


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Um dia comum

Era um pouco menos que seis horas da manhã. A sombra de um homem lavava a roupa na casa em frente de minha varanda. É um pouco menos que seis horas da noite. A silhueta de uma senhora lava algo à mesma pia. 

A casa é modesta. Vê-se os tijolos expostos, sem pintura que os maquie. Está imprensada entre duas maiores. Há um quintal onde plantam flores, leguminosas e o que valha de tempero. Uma adolescente surge para aumentar a história daquela casa. 

Vou lhes dizer como deve ser o dia dessa gente. Porque ainda estamos de férias, a adolescente pode desperdiçar seu tédio junto ao celular com internet. Algo da sua vida é compartilhada entre os amigos. A maquiagem, de que os tijolos prescindem, ela põe no rosto para se apresentar na tela. Afazeres da casa são partilhados com a moça. A vassoura amontoa alguma poeira, leva ao ar outras tantas que são devolvidas ao chão no correr do dia. 

Deu chuva. O velho olha o telhado para ver se não há brechas. Às vezes o tempo deixa escorregar telha sobre telha, e alguma fenestra, que em tempo de seca deixa passar luz e brisa, na chuva é preciso fechá-la. E a calha? Folhas podem tê-la entupido. E assim vai o homem revisando os lugares vulneráveis do seu habitat para que ao momento da chuva grossa ele a possa curtir em paz. 

A mulher rala com as roupas. A chuva não atrapalha. O pouco de sol que brilhar no dia vem com tal intensidade no sertão que faz secar rápido qualquer molhado. Há chuva, mas há tempos que não persiste. Depois vem o almoço para preparar, as louças para lavar, o café para fazer, os ovos da galinha para coletar, ou os milhos para distribuir, e, enfim, o jantar, que é o almoço requentado. Este último deve ainda estar por fazer, já que agora que são seis horas cheias. 

Quando tudo escurecer, homem e mulher poderão sentar à calçada, cumprimentar os compadres e as comadres. Talvez ela vá na casa de uma amiga conversar. Pode ser que o homem vá ao bar. A moça, há muito tempo que já se foi. De férias, o dia é longo, e os amores, muitos.

Chuva, cores, cheiros, sons, lembranças

A chuva cai no sertão. Não faz muito e a paisagem das estradas já está verde. O cheiro da mata e o odor dos animais enchem o carro. O gado ainda é seco. Lentamente consomem o pasto.

É plena quinta-feira e as vilas marcam passo. Vi três estabelecimentos dando-se o nome de mercantil, estavam fechados. Alguns maiores e mais centrais estão abertos, mas vazios.

Na maior cidade onde me hospedo, quase não há carros, apenas na rodovia. Acostumado a não precisar prestar tanta atenção de quem vem, de quem vai, sem olhar tanto para frente, e confiando na pista larga, um carro grande atropela a moto. A trombada quase não tinha cinética. Foi apenas o suficiente para levar a moto ao chão. A motoqueira sai andando e resmungando. Os implicados entendem-se rápido.

Estranho um engarrafamento muito isolado na mão de uma avenida principal. Desta vez era uma procissão que acompanhava o carro da funerária. Carros e pessoas em fila conduzindo o corpo para deixá-lo à porta da eternidade.

A velocidade dessa outra parte do mundo me desespera. As pessoas, para resolver os problemas, repetem a mesma frase algumas vezes. Aprendi a resolver as mesmas questões com uma palavra. Não creio que estou certo. Apenas me dou conta da minha inquietude da mente.

Ainda lembro o som que me acalentava o sono da infância na cidade do interior em que fui criado. Eram caminhões cortando a massa de ar da rodovia. Um som grave prenunciava a aproximação deles, mas gradativamente iam se emudecendo rumo ao horizonte oposto. Não precisava contar carneiros, pois aqueles sons me bastavam. Os mesmos sons se repetem à beira deste quarto.

Um menino pedala sua bicicleta às duas horas da tarde. Deve estar saindo para a casa da avó. Eu, no lugar dele, doze anos de idade, na bicicleta, estaria indo para lá. Quando ia para o interior, a liberdade me recebia para encher o pneu da bicicleta e desbravar o dia. A cidade era tão grande, então. Depois que experimentei os cem quilômetros por hora, mesmo andando a quarenta, aquela cidade da minha infância se comprime entre os dois polos da estrada. Tantos anos em tão pouco espaço. Apercebo-me que os espaços possuem zonas obscuras, mais profundas, que só se iluminam para quem os habita. Quem está de passagem apenas risca o lugar, e diz que nada há de relevante por ali. Quem vive a cidade, destrava experiências como quem desdobra uma vela de navio.

Eis que o vento quente e seco bate no rosto do adulto eu e desfolha todas essas lembranças.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Minha história de vida médica rumo à astrologia (parte III)

Falei-lhe sobre a homeopatia. Engraçado que desta medicina sem evidências robustas na literatura médica você não discorda, tendo peito aberto quase como eu tenho para acolhê-la como terapêutica para sua vida. Quero lhe mostrar como da homeopatia para a astrologia é um pulo.

Os estudos homeopáticos me foram de tal forma desestruturantes da forma de ver a medicina, que pela brecha que ele rompeu em meus muros epistemológicos, uma avalanche de vontade de conhecer outras medicinas se me apoderou.

Passei a estudar o que se conhece atualmente como racionalidades médicas, e vi que há dezenas no mundo inteiro. Localmente tão legítimas quanto a medicina oficial do ocidente, porém sem força - particularmente política e econômica - para se tornar universal como esta se tornou.

Outra medicina, porém, vem ganhando terreno pelos nossos países: a medicina tradicional chinesa. Esta vem logrando minar os preconceitos dos médicos ocidentais mais do que a homeopatia. Todavia, veja que lástima, nossa ciência moderna, cedendo aos resultados da acupuntura, não quer aceitar a doutrina que a fundamenta, haja vista, meridianos, yin-yang, chi. Vem suando sangue para mostrar que os tais meridianos não passam de projeções dos nervos na derme dos pacientes.

A doutrina chinesa do Imperador Amarelo não fala isso. Os meridianos são caminhos presentes em outro tipo de corpo que não o celular, estudado pela anatomia. O chi é uma energia imensurável, cujo estudo é apenas possível pelo próprio movimento dela, e não pela dissecção microscópica. Qualquer semelhança disso com a energia vital dos homeopatas não é coincidência.

O que me perturbou, de forma positiva, ao estudar acupuntura foi ver uma doutrina médica ainda mais concatenada que organizava TUDO, eu disso TUDO, em uma cosmologia universal, conectando homem e natureza. Os sintomas dos repertórios homeopáticos, muitos deles tidos como bizarros para a medicina alopática, se enquadram no sistema chinês com uma lógica assombrosa.

Há um princípio universal, por assim dizer verbo de Deus (uma forma cristã herética de traduzir), que é o yin-yang: o movimento perpétuo dos contrários. Destes surgem os cinco elementos - Madeira, Metal, Água, Terra e Fogo - cuja relação, de dominância ou geração, justifica a saúde e doença das pessoas e das populações. Cada órgão e víscera do corpo humano tem um correspondente mais ou menos análogo no sistema de meridianos, vasos pelos quais corre nosso chi. Nossas emoções encontram espaço confortável nessa estrutura, por exemplo, o fígado tendo a ver com a raiva, e o coração com a alegria. E até mesmo as estações do ano e as horas do dia encaixam-se nessa antropologia cósmica.

Agora chego na parte que queria. Certo dia, perguntando sobre a causa das doenças nas pessoas, o professor nos fala sobre a proveniência mater-paterna do chi escoando ao corpo em formação, porém deixa escapar a influência dos astros na estruturação deste mesmo corpo. Até com os astros os chineses decidiram trabalhar para explicar o processo saúde-doença! E nossa astrologia ocidental tem um afinidade enorme com a forma dos chineses de verem o complexo homem-mundo-cosmos.

Ao final do século XIX, um médico francês chamado Gérard Encausse toma conhecimento das sabedorias orientais, de escolas esotéricas. Era uma época de muita abertura, com efervescente troca entre os dois hemisférios. Porém, questiona-se se o ocidente não teria também sua tradição de sabedoria. Descobre que sim. Funda uma escola de estudos das sabedorias ocidentais, entre elas, as formas de astrologia que viemos estudando desde a Idade Média, até mesmo entre santos cristãos. Sua escola pretendia se contrapor ao materialismo do ensino médico de então.

Meu estranhamento primeiro é por que conhecimentos tão amplos foram jogados no lixo histórico depois de termos inventado a ciência moderna? Nesse ponto, o exercício da ciência é apenas reativo: não aceitar o que não apresentar uma evidência gritante aos olhos, à prova das experimentações, com metodologia rigorosa, reprodutibilidade global, e, tanto melhor, capacidade de previsão da repetição dos fenômenos quando submetida às mesmas condições geradoras.

O que venho vendo nas situações da homeopatia e da medicina chinesa, aceitando toda a tradição reflexiva desta, é a impossibilidade de nossa ciência moderna, conduzida do jeito que é, dar conta da complexidade das abordagens das chamadas medicina alternativas.

Alguns deslizes para a mentalidade do cientista moderno provoca a rejeição integral de toda uma paraciência. Por exemplo, o não-geocentrismo ou o rebaixamento de Plutão para asteróide fez com que se jogasse fora milênios de reflexão astrológica na busca de entender o homem a partir do cosmos. A inexistência de princípio ativo materialmente significativo faz rejeitar toda a experiência dos homeopatas que se esforçam em tratar o ser humano abordando todos os seus sintomas como um movimento único do corpo em busca de se reorganizar.

"O problema é o absolutismo da teoria!" Você pode me contrapor. Não, não é. É o estranhamento profundo com o núcleo identitário do nosso paradigma. Nossa ciência é um corpo rejeitando o invasor estranho.

Estava lendo um artigo sobre a acupuntura em uma enciclopédia francesa, e ela levantava vários êxitos dessa técnica no controle de dores, apontando teorias neurais que davam conta de alguma explicação. Porém, ela mesma confessava que sobre os êxitos da acupuntura em outros processos como transtornos de humor ou infecções, a teoria neural ainda era falha para explicar.

É uma ambição gnóstica, talvez, e um grave pecado aos olhos da igreja católica, eu sei, minha busca por uma medicina que abarque uma explicação que envolva das energias sutis ao sistema solar. Mais do que critérios laboratoriais ou experimentais, venho aprendendo a respeitar o esforço dos nossos ancestrais que dialogam, do infinito, comigo. Gerárd Encausse era grande amigo de León Denis, cujo livro Depois da Morte, revelando a unidade das grandes sabedorias do passado, converteu o professor Eurípedes Barsanulfo.

Pela nossa amizade, você pede que eu tome cuidado com essa vida de lutar contra moinhos de vento. E seu conselho me fez pensar por dias. Na verdade, ainda reverbera na alma. Mas, a energia que me conduz a essa busca é tão febril, que caso venha a terminar como D. Quixote, serei mais um fidalgo franzino esmagado por uma cultura que esvazia, sem piedade, o sentido da existência. Ao menos morrerei lutando.

Minha história de vida médica rumo a astrologia (parte II)

Havia lhe falado das minhas frustrações com uma medicina fragmentada, que impunha sobre nós o mesmo olhar contra o ser humano.

Contra a homeopatia eu tinha todas as reservas que os acadêmicos tem, mais por um sentimento de aderir a crença da horda do que de avaliar a eficácia e o sentido com meu próprio esforço.

Esse preconceito começou a ser dirimido por causa da cultura popular que encontrei ao redor da nossa querida cidade de Sacramento, onde certo professor muito querido da região, Eurípedes Barsanulfo, exercera ampla caridade curando muitas chagas com os remédios homeopáticos que artesanalmente fabricava ao seu Colégio Allan Kardec.


Voltei em busca de uma especialização no assunto. Encontrei-a. Iniciei o estudo da mesma, e qual não foi minha surpresa ao me deparar com uma medicina que possuía uma doutrina médica vasta, coerente, concatenada. Ela se fundamentava no que entendia fazer da pessoa um ser vivo e homeostático, e não na dimensão apenas mensurável do corpo, que na medida em que os microscópios ganham poder de penetrar, mais buracos encontram. Esse algo que caracterizava os seres vivos como organismos portadores de impulso vital, que reagia às agressões do ambiente com vontade de mais vida, a homeopatia deu o nome de energia vital.


Como é do meu feitio, fui em busca de me aprofundar no assunto, e, nova surpresa, o conceito de energia vital não era de agora, mas já vinha com a humanidade há milênios, tendo sido sepultado, aqui no ocidente, à época da medicina microbiológica, quando imputaram a causa de todas as funções que o organismo vivo apresenta a estruturas bem delimitadas que seriam as responsáveis por conduzir o bom andamento dessa ou daquela tarefa. O organismo vivo funcionava bem por causa de seus órgãos e organelas que funcionavam bem. Era como dizer que as rodas rodam por causa das rodelas, que o céu era azul por causa das partículas azuis que o compõem, que os sonhos são o que são por causa dos micropensamentos que o possibilitam. É reduzir o fenômeno ao microfenômeno.

De todo modo, ainda que o conceito de causa seja controverso na atual filosofia da ciência, as unidades a que tentavam reduzir o fenômeno não davam conta da complexidade do mesmo. 


No caso do organismo vivo, a noção de energia vital me parecia mais capaz de elevar a teoria médica a altura do vasto universo das queixas das pessoas, bem como os remédios dinamizados, que imagina-se atuar estimulando o indivíduo na sua inteireza, tinha maior possibilidade de restabelecer a saúde. Como uma aspirina pode prevenir o infarto sem acarretar algum outro problema em outra parte do organismo? Não estamos falando de um complexo orgânico? Ora, pela teoria dos sistemas, nenhum elemento é perturbado sem que afete todo o resto. A farmacologia homeopática parte desse princípio e não desiste dele.

Os físicos e biofísicos, químicos e bioquímicos, farmacologistas, todos querem desmerecer a farmacologia homeopática pela inexistência laboratorial de matéria que dê razão ao remédio dinamizado. Todavia, para um médico que aprendeu a dar pouco valor para as ciências isoladas caso elas não venham a explicar o que vemos na prática diária, as falas dos cientistas de laboratório pouco me coçam. Para mim era mais importante os resultados que eram reproduzidos no mundo inteiro, para além do ocidente (!), por todos aqueles que se submetiam a esta outra medicina que já dura dois séculos. Além dos diálogo íntimo que essa medicina fazia com minhas principais convicções.

A indústria da medicina baseada em evidência, que vem estudando a eficácia pragmática do exercício homeopático, alega que não há evidências a favor da homeopatia, e que, portanto, substituir o tratamento convencional pelo homeopático seria criminoso. A luta está nesse patamar.

Para onde meu olhar se desviou, com bastante fundamentação filosófica a respeito? Existe uma carência gigantesca de metodologias de pesquisa que deem conta da riqueza do real. Qualquer um que estude a homeopatia seriamente vê que as pesquisas conduzidas para comprovar sua eficácia a mutilam já na construção do estudo antes de começar qualquer experimentação. Onde se averígua a eficácia dessa medicina dando força para sua resistência? No cotidiano dos consultórios homeopáticos. O que isso tem a ver com a astrologia? Vou lhe falar mais adiante, quando lhe explicar meu desvio pelo estudo da acupuntura.

Minha história de vida médica rumo à astrologia (parte I)

Amigo, 

Hoje vou lhe falar os motivos pessoais que vem me conduzindo para essa arte milenar. 

Você sabe o quanto não me dei bem com a medicina que me foi ensinada na faculdade. Os estudos que formaram minha personalidade, particularmente na adolescência, me fizeram ter um gosto por uma espiritualidade ampla, que envolvia o conhecimento dos caminhos do ser humano enxergados a partir das mais diversas áreas do saber. De outro modo, tive acesso a uma forma de organizar estes conhecimentos bem sistemática. A doutrina que tanto eu quanto você abraçamos nos permitia responder às mais diversas perguntas com facilidade e lógica. Tudo parecia fazer sentido em um imenso sistema metafísico. 

Quando entrei na faculdade, me deparei com um infinito de conhecimentos sobre o corpo humano extremamente fragmentário. Não existia uma doutrina médica propriamente dita, mas como que vários laboratórios disputando corrida de quem descobria mais curiosidades sobre o biológico. Desse conjunto de panos, cabia ao que eles denominavam de clínica costurar alguma coisa que parecesse bom como proposta terapêutica ao paciente singular que se apresentava à nossa frente.

Um ramo da epidemiologia (estudo dos fenômenos populacionais), chamada medicina baseada em evidência, tentava, não costurar, mas filtrar todo o conhecimento produzido por aquela corrida de laboratórios de pesquisa, a fim de, pelo menos, deixar montanha de panos menor, quem sabe assim facilitasse a vida do clínico. 

O que deveria ser a racionalidade médica que nos ajudaria a colocar as coisas em ordem - a fisiologia, a patologia e a farmacologia - eram impérios de conhecimentos difícil de se comunicarem, além do que, de vez em quando desmerecidos pelas assim chamadas evidências. Qualquer brilhante conexão que fizéssemos usando estas três ciências poderia ser colocada por terra se a evidência não a chancelasse. 

Terminávamos assim, a faculdade, como camelos, carregando em nosso lombo um sem fim de dados, toscamente organizados por alguns casos clínicos que ajudamos a conduzir durante a formação. Cada pessoa que vinha ao consultório em que estagiávamos contribuía para dar um sentido e alguma face para aquele monturo de informações médicas. Era como permitir a encarnação das matérias, das disciplinas. 

Falava-se de médicos lendários que após decênios de prática possuíam a coisa com alguma forma apreciável na mente, como que uma pedra melhor esculpida do que nossa ainda incipiente arte abstrata. Geralmente eram professores que conhecíamos ao final da faculdade, conduzindo visitas por leitos hospitalares.

Depois que me formei, fui logo para os ambulatórios da atenção básica, matéria pobremente abordada na nossa formação. Ali me deparei com o que não nos era dito, ou que foi silenciado. A maior parte das feridas das pessoas não são contempladas pela medicina que nos é ensinada na faculdade. A colcha de retalhos que nos ensinaram a costurar era, na verdade, eivada de buracos pelos quais sinais, sintomas, queixas, lágrimas, gestos, semblantes, insinuações passam por inteiro sem nem serem tocados. Essa constelação de assuntos humanos, que a medicina oficial não tem olhos para enxergar, são tidos como "frescura", "piti", "exageros". Fui atrás de saber se o exagero dos pacientes na verdade não seria o reflexo de uma falta por parte da nossa prática. Aqui entra meu namoro com a homeopatia, que lhe contarei na próxima postagem.